Maria João de Almeida é licenciada em Comunicação desde 1995. Iniciou a sua carreira como jornalista generalista, primeiro como freelancer, depois como repórter na TVI durante dois anos, e mais tarde integrou os quadros do jornal Expresso, onde permaneceu mais de uma década. A meio do percurso, especializou-se em Vinho e Enoturismo.

Tirou vários cursos na área do Vinho, tendo sido o primeiro na Escola de Hotelaria do Estoril (1996) e o mais recente o Certified Port Educator, no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (2018). É membro da prestigiada Confraria do Vinho do Porto. Ao longo da sua carreira, tem desempenhado múltiplos papéis no setor, sendo júri de concursos de vinho nacionais e internacionais, consultora, conferencista, formadora, coordenadora de viagens premium de enoturismo e autora premiada.

Em 2011, criou, coordenou e leccionou a primeira pós-graduação em Portugal de Marketing do Enoturismo na Universidade Lusófona; e a pós-Graduação de Vinho e Enoturismo na mesma instituição de ensino, em 2021 e 2022.

No universo digital, fundou em 2009 o seu site pessoal www.mariajoaodealmeida.com, e lançou projetos inovadores como a Vinho.TV (2009-2012) e a www.winetourism.tv (2024).

Na área empresarial, foi consultora da TAP para a seleção de vinhos a bordo durante mais de uma década. Desde 2018, é consultora do LIDL na área de vinhos e; desde 2023, da ABREU Viagens na área do Enoturismo. Em 2020, fundou a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, onde exerce o cargo de Presidente Executiva, sendo também delegada de Portugal na Global Wine Tourism Organization.

LIVROS

Entre as suas principais obras destacam-se Memórias do Vinho (classificado como obra de interesse cultural pelo Ministério da Cultura), Guia do Enoturismo em Portugal (eleito o Melhor do Mundo nos Gourmand Awards de 2015 na categoria de Best WineTourism Book ), Vinho na Ponta da Língua, e Vinho à Mesa (vencedor do 1º prémio na Portugal CookBook Fair 2019, promovida pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, e pela BrandScape). A sua obra 100 Grandes Vinhos de Portugal arrecadou ainda o prémio de Design Industrial nos Prémios Lusófonos da Criatividade em 2021 e, em 2022, o prémio Conceptual Packaging nos New York Product Design Awards. Em 2024 foi novamente premiada nos Gourmand Awards, desta vez com ‘Quinta da Alorna 1723 – Da India ao Tejo, do Tejo para o Mundo – 300 Anos da Quinta da Alorna’ considerado como o Melhor livro do Mundo na categoria Best Drinks History Book.

Colaborou também nos livros Sustainable and Innovative Wine Tourism – Success Models from Around the World (2021), considerado o Melhor Livro da OIV na categoria de Economia Vitivinícola; e Turismo em 50 Anos de Democracia, onde assinou o capítulo de Enoturismo (2024).

HONRAS

Ao longo da sua trajetória, foi ainda condecorada pela Ordem Soberana dos Cavaleiros de Santo Urbano e São Vicente pelo seu contributo no setor dos vinhos (2008) e recebeu o Prémio Especial ‘Crítica de Vinho’ da revista Paixão pelo Vinho (2016).