Máquina de escrever

OBRIGADA

OBRIGADA

 Queridos todos:Não há palavras para agradecer ao mar de gente, mesmo tendo agendas caóticas, mesmo estando estafadas ou doentes (engripadas ou com outras mazelas), mesmo apesar da distância que nos separa (gente que veio de propósito das várias regi»
Ontem perguntaram-me o que é que eu ia fazer depois de lançar o livro
Novo livro Yeahhhhhhh

Novo livro Yeahhhhhhh

 No início do ano disse-vos que ia ter muitas novidades. Já tenho falado aqui de algumas delas, mas esta é uma das maiores: No próximo dia 12 de abril vou lançar o meu novo livro ‘Vinho à Mesa. Treze Chefes, treze Regiões, 265 Vinhos’, no contexto do»
Novo restaurante no Cartaxo

Novo restaurante no Cartaxo

  Quem gosta de experimentar coisas novas não deve deixar de ir ao restaurante Taxo, no Cartaxo. A história é simples: cinco empresários de Lisboa viram neste espaço uma boa oportunidade de negócio (onde também funcionava um antigo restaurante) e rem»
Tesouros que me dão

Tesouros que me dão

Não sei desde quando é que existem concursos de vinho em Portugal, mas sei que em 1969 se organizou a IV edição de vinhos engarrafados. E que a maioria dos vinhos que ganhou prémios, como seria de esperar, eram do Dão e da Bairrada (brancos, tintos e»
Basta!

Basta!

  Caros amigos: apesar das alegrias que o vinho me trouxe, vou reformar-me antecipadamente e, a partir de agora, vou dedicar-me às cervejas. Espero que compreendam esta minha decisão, mas estou farta de vinho. É vinho para cá, vinho para lá, acordo a»
Nunca vos tinha dito que sou herege e pecadora?
Comidinha boa

Comidinha boa

 No meu último post falei de um evento que tive no Café Garrett, situado no interior do Teatro D. Maria, em Lisboa, mas não aprofundei a parte da gastronomia. Antes de lá ir por causa dos vinhos D. Matilde, só lá tinha estado uma vez, para conversar »
Lusovini lança Museu do Vinho on-line

Lusovini lança Museu do Vinho on-line

Ainda não tinha falado sobre isto, mas os mais preguiçosos vão adorar. Quem ainda não visitou nenhum museu do vinho, pode começar já por este sem sair de casa ( https://www.museuvirtualhistoriadovinho.com/ ), lançado on-line pela Lusovini, produtores»
And now... we wait !

And now... we wait !

   »
Setembro a Vida Inteira

Setembro a Vida Inteira

Setembro a vida inteira… Estou desde a semana passada a pensar o que escrever sobre o filme da jornalista Ana Sofia Fonseca que, na verdade, é um documentário dedicado ao vinho, uma sucessão de histórias / momentos onde se foca não só o vinho mas tam»
Leitão à fartazana

Leitão à fartazana

Já estão de olhos esbugalhados colados ao écran do telemóvel? A inundar o teclado do computador de baba peganhenta? Bem podem ficar nesse estado pois é isto mesmo que vão comer (não, não estou a brincar, vamos mesmo ter leitão à fartazana) se forem c»
Prova vertical de Alvarinhos Quinta da Lixa

Prova vertical de Alvarinhos Quinta da Lixa

Em 1986, Óscar e Alberto Meireles, juntamente com o primo Manuel, fundaram uma pequena empresa que iniciou com a venda de vinho a granel, e após alguns anos passou a engarrafar. Assim surgiu a Quinta da Lixa, que este fim de semana organizou no Monve»
Vinho e solidariedade

Vinho e solidariedade

Ontem foi o dia da Mulher (ver o meu post anterior) mas também foi o dia do Telmo, que além de fazer aniversário, foi o homem que ousou juntar 23 mulheres cheias de ideias e energia, prontas a mover montanhas. É preciso coragem. E ele tem. Ontem, já »
Juntas somos mais fortes

Juntas somos mais fortes

Esta aventura iniciou em Novembro de 2017 quando Telmo Alves, da Oeno-Tech, empresa que representa marcas como a Seguin Moreau, Piedade ou Diam em Portugal, convidou 23 mulheres do sector do vinho para visitar a região de Bordéus, em França. O convit»
Prova Esporão biológico

Prova Esporão biológico

Sabiam que até 2021 o Esporão pretende que todo o seu vinho certificado seja biológico? Nos últimos anos o produtor tem estado atento aos factores ambientais, e por isso tem vindo a alterar a sua estratégia e modelo de gestão, tendo como meta aumenta»
Algarve Wine Experience

Algarve Wine Experience

Esta semana ainda vos vou falar de algumas provas que fiz no Algarve Wine Experience, um evento organizado anualmente para profissionais da área dos vinhos e outras bebidas. Mas hoje, este post é mesmo dedicado aos organizadores – a família Soares - »
Prova Real Companhia Velha

Prova Real Companhia Velha

Ficava aqui o dia todo a contar-vos a história da Real Companhia Velha mas é muito comprida, e por isso vou antes falar-vos da interessante prova de vinhos Series que fiz ontem (uns já lançados e outros não) que revelam o trabalho que a empresa tem f»
Prova Alvarinhos de Anselmo Mendes

Prova Alvarinhos de Anselmo Mendes

 As experiências de Anselmo Mendes com a Alvarinho começaram há 30 anos. Hoje, pode orgulhar-se de ser um dos mais reconhecidos enólogos portugueses e um expert máximo nesta casta. Estou no Algarve Wine Experience a assistir a uma prova super power  »
Quinta do Quetzal, uma pérola do enoturismo português

Quinta do Quetzal, uma pérola do enoturismo português

 Em 2002, o casal holandês Cees e Inge C. de Bruin-Heijn, iniciou a compra de terrenos na zona da Vidigueira para começar um projeto vinícola hoje com 50 hectares. Nos últimos anos decidiram fazer investimentos que teriam de incluir elementos diferen»
Lançados manuais técnicos de enoturismo

Lançados manuais técnicos de enoturismo

 Um dos projectos que me tem ocupado nos últimos meses tem a ver com enoturismo, mais um desafio que me foi colocado nesta área, desta vez pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. O trabalho passou por fazer manuais técnicos (em brev»
Grande pesadelo

Grande pesadelo

  Hoje tive uma noite terrível!            »
Vinhos de autor

Vinhos de autor

 Já lá vai o tempo em que o mundo seguia o que faziam os franceses, produzir vinhos para a próxima geração. O mercado do vinho evoluiu tão rapidamente, que hoje já (quase) ninguém espera por nada, o que interessa é colocar o vinho no mercado para ven»
Brancos velhos tão bons

Brancos velhos tão bons

 Continuo na senda dos brancos velhos, aqueles que guardo na garrafeira para ver como se comportam daqui a alguns anos. Desta vez foi uma Magnum da Quinta das Bágeiras, colheita de 1994. Recordo-me de ter três na cave e duas não escaparam a umas bela»
Taylor's 1863

Taylor's 1863

 1863- Reunião em Genebra do Comité Internacional que criou a Cruz Vermelha.- O futebol é criado em Inglaterra.- Abertura da primeira secção do metro de Londres.- Em Portugal é criada a medalha militar- Foi também o ano em que a filoxera fez os seus »
Quarta-feira

Quarta-feira

 Ir a Évora e não ir almoçar (ou jantar) à Taberna Típica Quarta-Feira, é como ir a Roma e não ver o Papa. José Dias, o carismático proprietário, trata de tudo. Escolhe a ementa e o vinho do cliente, e não vale a pena reclamar (até porque nunca ouvi »
Schott lança novo decanter desenhado por Siza Vieira

Schott lança novo decanter desenhado por Siza Vieira

 Ontem foi finalmente lançado no El Corte Inglés, em Lisboa, o decanter desenhado pelo arquitecto Siza Vieira e produzido pela Schott Zwiesel. O evento foi apresentado pelo Fernando Alvim e contou com a presença de Georg Thaller (administrador da Sch»
O belo do Toucinho

O belo do Toucinho

Não é todos os dias que me surgem dúvidas existenciais, mas ontem foi um desses dias, e fustigo-me perante as reais evidências. Como é que eu ando pelas mesas do país e do mundo e nunca tinha ido ao TOUCINHO? (em Almeirim, desde 1962 a deixar estômag»
Voltar a provar anos depois

Voltar a provar anos depois

Não me perguntem ao certo há quantos anos não ia à Adega Cooperativa de Palmela. Mais de uma década, seguramente, ainda a trabalhar para o Expresso numa reportagem sobre a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. Entre os diversos produtores que visi»
Porque é sempre bom recordar

Porque é sempre bom recordar

O Paulo Laureano foi o primeiro enólogo que conheci no século passado :) , e a Herdade do Mouchão, o primeiro lugar onde fiz vindimas. Nos anos seguintes, fiz vindimas noutras adegas e regiões, mas continuei a ir ao Mouchão, porque nada substituía a »