Máquina de escrever

Brancos velhos tão bons

Brancos velhos tão bons

 Continuo na senda dos brancos velhos, aqueles que guardo na garrafeira para ver como se comportam daqui a alguns anos. Desta vez foi uma Magnum da Quinta das Bágeiras, colheita de 1994. Recordo-me de ter três na cave e duas não escaparam a umas bela»
Taylor's 1863

Taylor's 1863

 1863- Reunião em Genebra do Comité Internacional que criou a Cruz Vermelha.- O futebol é criado em Inglaterra.- Abertura da primeira secção do metro de Londres.- Em Portugal é criada a medalha militar- Foi também o ano em que a filoxera fez os seus »
Quarta-feira

Quarta-feira

 Ir a Évora e não ir almoçar (ou jantar) à Taberna Típica Quarta-Feira, é como ir a Roma e não ver o Papa. José Dias, o carismático proprietário, trata de tudo. Escolhe a ementa e o vinho do cliente, e não vale a pena reclamar (até porque nunca ouvi »
Schott lança novo decanter desenhado por Siza Vieira

Schott lança novo decanter desenhado por Siza Vieira

 Ontem foi finalmente lançado no El Corte Inglés, em Lisboa, o decanter desenhado pelo arquitecto Siza Vieira e produzido pela Schott Zwiesel. O evento foi apresentado pelo Fernando Alvim e contou com a presença de Georg Thaller (administrador da Sch»
O belo do Toucinho

O belo do Toucinho

Não é todos os dias que me surgem dúvidas existenciais, mas ontem foi um desses dias, e fustigo-me perante as reais evidências. Como é que eu ando pelas mesas do país e do mundo e nunca tinha ido ao TOUCINHO? (em Almeirim, desde 1962 a deixar estômag»
Voltar a provar anos depois

Voltar a provar anos depois

Não me perguntem ao certo há quantos anos não ia à Adega Cooperativa de Palmela. Mais de uma década, seguramente, ainda a trabalhar para o Expresso numa reportagem sobre a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. Entre os diversos produtores que visi»
Porque é sempre bom recordar

Porque é sempre bom recordar

O Paulo Laureano foi o primeiro enólogo que conheci no século passado :) , e a Herdade do Mouchão, o primeiro lugar onde fiz vindimas. Nos anos seguintes, fiz vindimas noutras adegas e regiões, mas continuei a ir ao Mouchão, porque nada substituía a »
O vídeo das provas de vinho na TAP

O vídeo das provas de vinho na TAP

 Para os mais preguiçosos que não leram o meu último post, cá está também um video com momentos e testemunhos dos especialistas que participaram na selecção dos vinhos para bordo dos aviões da TAP. (Nesta foto falta o Pedro Garcias, jornalista do Púb»
Vinhos entre a terra e o céu

Vinhos entre a terra e o céu

Há muitos produtores e apreciadores de vinho que me perguntam como é que são seleccionados os vinhos para bordo dos aviões da TAP. Este artigo que fiz há uns anos para a UP Inflight Magazine mantém-se actual e explica bem não só o processo de selecçã»
Seres iluminados

Seres iluminados

 Uma das coisas mais giras do mundo do vinho é ver uma pessoa querer aprofundar os seus conhecimentos e assistir à sua evolução. A descoberta dos aromas, dos sabores, dos diferentes estilos de vinhos, das regiões e dos terroir. A descoberta é, aliás,»
O vencedor é...

O vencedor é...

 Quando vais a um evento onde está meia Lisboa (da gastronomia e alguns do vinho) e nem consegues chegar ao palco, tens de te valer de amizades mais altas para tirar uma simples fotografia aos autores do conhecido blogue Mesa Marcada e apresentadores»
Aula de enoturismo na Escola de Hotelaria de Portalegre

Aula de enoturismo na Escola de Hotelaria de Portalegre

Enquanto os produtores não começam a organizar os eventos habituais (provas, almoços e jantares) eu já ando a organizar a minha agenda com novas formações e viagens de enoturismo. Isto só para começar. A primeira formação que vou dar, como podem ver »
Ir ao talho ainda vale a pena

Ir ao talho ainda vale a pena

A primeira vez que vais este ano ao talho na Graça e oferecem-te logo um lindo calendário :)Mais um bocado e ofereciam-me também uma ginginha... :)    »
Bom Ano Novo 2017

Bom Ano Novo 2017

Desde que o país entrou em ‘modo ralenti’ vi-me obrigada também a parar um bocado da azáfama que tem sido este ano. E ainda bem. Desde há cinco anos que não fazia uma limpeza à casa. Sem exagero, entre roupas que já não uso, lençóis e toalhas velhas,»
Feliz Natal 2017

Feliz Natal 2017

 Caríssimos, depois de um ano de loucura total, cheia de trabalho, o que me impediu de estar com tantas pessoas de quem gosto (para o ano saberão as novidades), só peço ao Pai Natal que futuramente me dê mais tempo, menos trabalho e mais dinheiro. E »
Reflexos gastronómicos

Reflexos gastronómicos

Reflexos de Portugal. Sombras e Sandochas :)Lisboa 2017   »
Bacalhôa lança novas colheitas

Bacalhôa lança novas colheitas

 O vinho é história. São histórias que nos encantam e nos fazem imaginar como tudo começou. Foi isso que há uns anos me fez escrever um livro chamado ‘Memórias do Vinho’, editado pela Civilização, que conta a história de 20 propriedades vitivinícolas»
Bolo rei solidário

Bolo rei solidário

Se há coisa que nunca pensei na vida foi ser madrinha de uma causa humanitária que envolvesse ter de fazer bolo rei!  Mas a verdade é que se algumas vezes não gostamos tanto de alguns produtos é porque geralmente não são bem feitos. O que não é o cas»
Novo valor à vista

Novo valor à vista

Ninguém imagina o que nos aparece à frente quando somos júri num concurso de gastronomia. Restaurantes bons, claro, mas depois há ainda restaurantes assim assim, restaurantes maus, restaurantes péssimos, e aqui continuaria o dia todo a adjectivar e a»
Lançada nova colheita de Pêra Manca

Lançada nova colheita de Pêra Manca

  Já vos tinha 'postado' uma bela foto da garrafa do Pêra Manca, mas ainda não vos tinha dado a conversa. Já se sabe, esta marca é um clássico nacional, o topo de gama por excelência da Fundação Eugénio de Almeida, produzido apenas em anos de»
Caminhos Cruzados inaugura nova adega

Caminhos Cruzados inaugura nova adega

Há muito que já os ouvia falar deste assunto e finalmente o dia chegou. A Caminhos Cruzados tem uma nova adega, a primeira da região a aliar uma estética de linhas rectas e design atractivo com funcionalidade. Primeiro pensaram em contruir um armazém»
Quem te avisa teu amigo é

Quem te avisa teu amigo é

Todos os dias sei de histórias de pessoas que, ou morreram e deixaram garrafeiras intactas por saborear (esperando por ocasiões especiais nunca chegadas), ou então de pessoas que ficaram doentes, e entretanto foram proibidas pelos médicos de beber vi»
Bolhinhas que eu tanto gosto

Bolhinhas que eu tanto gosto

Se há quem veja ainda o espumante como uma bebida de celebração, o que não deixa de ser verdade, por outro, há cada vez mais pessoas que o utilizam para momentos de simples descontração ou para apreciar à refeição. De facto, não deve haver uma bebida»
Crónicas de viagem - parte III

Crónicas de viagem - parte III

O desespero do Telmo Alves é bem visível nesta fotografia. Quando estava preparado para fugir do mulherio no terceiro e último dia de viagem, teve de ser encurralado à força na adega do Château Pichon Longueville onde se debateu, implorou por socorro»
Crónicas de viagem - parte II

Crónicas de viagem - parte II

O Telmo continua a ter alguma dificuldade em aguentar esta jornada. E ontem, o programa foi de arromba, levou-nos ao Château d'Yquem e ao Château Smith Haut Lafite pata conhecer as adegas e provar alguns vinhos estagiados em barricas Seguin Moreau. C»
Crónicas de viagem - parte I

Crónicas de viagem - parte I

Ainda há homens com muita coragem. Um deles é o Telmo Alves, da Oeno-Tech, que se arriscou a organizar uma viagem a Bordéus/Cognac com 25 pessoas, sendo ele... o único homem! Produtoras, enólogas, comerciantes e jornalistas, há de tudo, e o Telmo aqu»
8º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo

8º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo

Ontem almocei três vezes e diverti-me à brava. Tudo porque faço parte do júri do Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, que já vai na sua 8º edição. Este evento, organizado pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e a Comissão Vitivinícola Region»
Lançado vinho do Porto comemorativo

Lançado vinho do Porto comemorativo

Há já alguns anos que isto acontece, mas agora, é uma tendência. As principais casas de vinho do Porto, e até pequenas empresas, começaram a lançar vinhos especiais, antigos e raros, a um preço elevado, indicados apenas para apreciar em ocasiões espe»
Lavradores de Feitoria com novidades

Lavradores de Feitoria com novidades

Ainda não tinha estado no restaurante Terrace by Rui Paula, do Hotel Tivoli, desde que o chefe assumiu os destinos da cozinha, e acabei por juntar dois bons motivos para lá ir. O segundo motivo teve a ver com a  Lavradores de Feitoria (LF) , que ali »
Lançado Casa Ferreirinha 2009

Lançado Casa Ferreirinha 2009

Estive recentemente no Palácio da Ajuda, no jantar de lançamento do Casa Ferreirinha Reserva Especial (2009) que, como sabem, quer dizer que é um vinho que esteve quase, quase, quase para ser um Barca Velha, mas não chegou lá. É a décima sétima ediçã»