Máquina de escrever

Férias

Férias

Dedico-vos este belo poema antes de me ir embora. Fui. Volto em breve. (Setembro) Tchau   »
Vinhos Vegan

Vinhos Vegan

Amigos, amores, darlings, babies que ainda estão a definhar em frente a um computador como eu, em vez de irem tirar umas belas férias nas Maldivas.... Estou a fazer uma pesquisa sobre o seguinte: Uma das etapas da vinificação de um vinho é o processo»
Viagem a Bordéus

Viagem a Bordéus

Caríssimos, a viagem organizada a Bordeús já tem muitas inscrições e está perto de esgotar. É a prova que temos muitos enoturistas apaixonados por vinhos e cheios de vontade de fazer o programa desenhado especialmente para esta viagem. E não é para m»
Pára tudo!

Pára tudo!

Hoje estou à entrada da praia para vos impedir de entrar e lembrar que há coisas mais giras para fazer na vida do que ficarem estendidos ao sol a secar que nem um bacalhau! Vão já comprar a terceira edição do meu 'Guia de Enoturismo em Portugal' e me»
Um bom rosé

Um bom rosé

Ah e coisa e tal, o rosé é vinho de mulher... sim, sim continuem a pensar assim.... Mais fica, caros amigos, mais fica para gente despida de preconceitos que sabe o que é bom. Rovisco Garcia Rosé 2017, saboroso, equilibrado, fresco, gastronómico, gra»
Novidades nos Vinhos Verdes

Novidades nos Vinhos Verdes

 Vocês não imaginam o que me dói ter sabido de alguns projectos na região dos Vinhos Verdes e não os poder contar. Na verdade, dois projectos. E não vos posso contar simplesmente porque … ainda não é a hora! Nem posso destapar um bocadinho do véu… na»
Mercado de Setúbal

Mercado de Setúbal

Amooooooooooooooooores, há sapateira, santola e lagooooosta! E peixes, muitos peixinhos saborosoooooos. E mariscooooooooooooo! Quem quer? quer quer? quem quer? Foto da autoria de Daniel Fortunado (há uns tempos, a filmar com as minhas queridas peix»
Vinhos Barbeito

Vinhos Barbeito

O que faz uma pessoa chegar à Madeira vinda do Japão e, mesmo com o jet lag, receber enoturistas? Uma boa amizade e, claro, paixão pelo vinho. Mas vamos por partes. Mário Barbeito trabalhou na H.M. Borges, onde adquiriu muita experiência no negocio d»
Terras do Avô

Terras do Avô

Conhecer um projecto de vinho e vê-lo crescer é fantástico. Quando há anos fui à Seixal Wines (que tem a marca Terras do Avô e foi um dos primeiros produtores de vinho de mesa a surgir na Madeira), estava tudo em obras. Hoje, a terra batida deu lugar»
Viagem de enoturismo à Madeira

Viagem de enoturismo à Madeira

Há cada vez mais pessoas a viajar para visitar adegas. É certo que pelo meio metemos sempre uma oferta cultural aliciante mas a verdade é que quem ainda não experimentou estas viagens está a perder experiências interessantes. Ontem visitámos (brilhan»
Poças, uma velhinha com estilo!

Poças, uma velhinha com estilo!

 Este ano, a Poças celebra 100 anos mas é uma velhinha acordada para a vida. Por isso tem sempre investido em diversas áreas culturais (música, arte urbana, teatro e literatura) que vão ao encontro dos valores da empresa, sempre atenta às tendências »
Mentes arejadas

Mentes arejadas

No Sábado passado, o Torre de Palma Wine Hotel, um dos melhores enoturismos do país situado em Monforte (Alentejo) organizou a segunda edição do ‘Wine Market Torre de Palma’ um evento que permite aos visitantes a possibilidade de conhecer produtores,»
Quinta de Azevedo renovada

Quinta de Azevedo renovada

Não há país que consiga competir com a nossa qualidade e os nossos preços. Muitas vezes até demais, os nossos vinhos deviam ser mais caros. Ou antes, deviam ser baratos no nosso país (já se sabe que na sua maioria os portugueses não ganham bem) e bem»
Cheios de sorte

Cheios de sorte

Estes últimos dias (incluindo o fim de semana) foram tão, mas tão intensos, que parece que fui atropelada por um camião. Por isso hoje não há conversa. Tomem lá um animal fofinho, e já estão com sorte!  »
Feira do Alvarinho de Monção

Feira do Alvarinho de Monção

Quem estiver pelo 'nuorte' do nosso lindo país, venha ter comigo. Vou estar hoje na Feira do Vinho de Monção a falar sobre a longevidade e versatilidade da casta Alvarinho. Além de contar a história da casta, a conversa passa também por uma prova de »
Mais uma pomada...

Mais uma pomada...

E pronto. Foi lançada mais uma daquelas ‘pomadas’ quase inatingíveis à maioria dos comuns mortais! Um porto tawny muito velho da Kopke para celebrar o seu 380º aniversário, em homenagem a Cristiano Nicolau Kopke, o fundador da casa. Raro e exclusivo,»
Novidade antes de ir a banhos

Novidade antes de ir a banhos

É a grande NOVIDADE antes de começar a sério o Verão e irmos todos para a praia. Após vários anos a apostar no Douro, o Grupo Amorim adquiriu a Taboadella, uma propriedade de 50 hectares (com 40 de vinha), situada em Silvã de Cima, no Dão, reconhecid»
Ontem foi o grande dia!

Ontem foi o grande dia!

  Ontem foi o grande dia, realizou -se o SORTEIO das rifas que durante tantos meses as United Wine Women (UWW) andaram a vender para oferecer o lucro ao Refúgio Aboim Ascensão. A rifa premiada (nº 3413) – imagine-se – calhou a um distribuidor de vinh»
Rolhas da discórdia

Rolhas da discórdia

 Uma das tendências já instalada há algum tempo no mundo do vinho é a utilização de outro tipo de vedantes que não a cortiça. Mas por mais que se apontem vantagens nesses vedantes (a maior é evitar o TCA, vulgo, aroma a rolha) na verdade, os factos i»
Um jantar especial

Um jantar especial

Quem ontem faltou ao jantar solidário das United Wine Women, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, não sabe o que perdeu! Havia uma piscina de vinho para mergulhar? Não! O Telmo Alves apareceu de vestido e peruca? Não! Estava lá a Madonna? Não! O Marcelo »
O grande colóquio

O grande colóquio

Não sei porque é que o meu colega e amigo Rui Nobre (da Tryvel) insiste em chamar estes eventos de 'Colóquios'. Desta vez entusiasmou-se e agora até já vamos ter um 'Grande Colóquio',  talvez por ser a primeira vez que vou falar de três regiões num s»
Ele já me tinha avisado...

Ele já me tinha avisado...

Ele já me tinha falado destes vinhos mas eu já não me lembrava bem deles. Lembrava-me de os ter provado há anos e dele me dizer que tinha obrigatoriamente de os voltar a provar. Ele, é o António Sousa, reconhecido enólogo da região dos Vinhos Verdes »
Uma gama de vinhos gira

Uma gama de vinhos gira

Há uns anos, a Companhia das Lezírias, na região Tejo (para quem não sabe é a maior exploração agropecuária e florestal do país, e também tem vinhas), lançou a gama de vinhos Tyto Alba, o nome em latim para ‘Coruja das Torres’. Uma boa forma de homen»
Jantar solidário

Jantar solidário

Quantas pessoas aproveitam o Facebook para declarar o seu amor aos familiares? Já se sabe, é normal amarmos a nossa família, mas a verdade é que nem sempre há pessoas com a mesma sorte. Neste caso, crianças sem a mesma sorte... Por isso as United Win»
Provocação do dia

Provocação do dia

A cena de colocar aquele tipo de fotografia 'mete nojo' com garrafosas ou copinhos de vinho de ir às lágrimas... este é o dia! Comemoração dos 430 anos da Croft. Prova de Vintages de 1945 a 2016 (anos alternados). Para a semana há mais conversa!     »
Coisas boas

Coisas boas

 Desde miúda fui habituada a comer de tudo. Geralmente cozinhados fáceis de fazer que a minha mãe deixava prontos para o resto da semana, ou alguns pratos tradicionais que a Conceição fazia (a empregada mais chata que passou lá por casa, mas também a»
Apresentação do 'Vinho à Mesa' na Feira do Livro

Apresentação do 'Vinho à Mesa' na Feira do Livro

Ontem, mais do que uma apresentação do livro, foi tempo para estar com a família e os amigos que não deixaram de aparecer no auditório da Feira do Livro para me dar um beijinho. E conversar. E rir. E estarmos juntos, no fundo, o que realmente importa»
Venham à Feira do Livro ter comigo

Venham à Feira do Livro ter comigo

Quem não foi ao lançamento do meu livro ‘Vinho à Mesa’, pode ir ao auditório da Feira do Livro de Lisboa, no próximo Sábado - dia 2 de Junho, às 18h, onde estarei à vossa espera para vos contar como foi esta grande aventura de escrever um livro com a»
Sobre a generosidade

Sobre a generosidade

Preciso de vos contar uma história. Foi ainda a trabalhar no Expresso que lancei o meu primeiro livro ‘Memórias do Vinho’, em condições inimagináveis. Nenhuma editora arriscaria publicar o livro de uma autora desconhecida, ainda por cima um álbum com»
Sobre o que é correcto

Sobre o que é correcto

Eu sei, estou com uma cara enjoada na fotografia mas acreditem que estava entusiasmadíssima a falar sobre enoturismo. Deixem-me que vos explique. Sou uma livre pensadora, não trabalho para nenhuma entidade e estou-me completamente a marimbar para o q»