Wine Folly – Doidos por Vinho

OPINIÃO
 
Quando comecei a estudar sobre vinho em meados da década de 90, recordo-me que não existia em Portugal muita literatura disponível sobre a matéria. Os melhores livros eram estrangeiros – maioritariamente oriundos de França ou Inglaterra -  e por isso não eram traduzidos. Para os ler, tínhamos de os encomendar, pois muitos deles nem sequer estavam disponíveis no nosso país.

Hoje, este cenário alterou-se. Não só já existem excelentes livros em português sobre vinho e vinha, como diversas publicações estrangeiras de qualidade, traduzidas na nossa língua. É o caso deste livro – Wine Folly – The Essential Guide to Wine -, da Master Sommelier Madeline Puckette, e do seu sócio, Justin Hammack, fundadores de http://winefolly.com/ , um conhecido blog americano que ensina tudo sobre vinho.

Além dos conhecimentos que fornece, este livro tem algo que resulta sempre junto de quem quer aprender sobre determinada matéria da forma mais simples possível: a existência de gravuras e desenhos exemplificativos, esquemas coloridos, setinhas, mapas e todo um manancial de suportes que ajuda a compreender melhor o mundo do vinho. Depois, mais do que ensinar a provar vinho, falar das temperaturas ou dos tipos de copos a utilizar para variados tipos de vinho (a matéria vem resumida mas bem explicada), este livro abre portas para ficarmos a conhecer os diferentes estilos de vinho, as principais castas a nível mundial e as suas características. As principais regiões do mundo também são aqui faladas. É um livro simples, que fala de tudo um pouco, e que dá muito jeito ter à mão para fazer boa figura entre amigos. Boa leitura!
 
 
 

Mar, 24, 2017

0

SHARE THIS