Sexta edição das Jornadas do Boi Velho

Apesar de adorar animais (excepto insectos, ok?) jamais conseguirei ser vegetariana… pode haver milagres, mas não me imagino à mesa sem um belo cabrito ou leitão assado, um belo bife do lombo ou magret de pato. Não os posso é conhecer, senão, estão safos! Por isso, ainda bem que não conheci os dois bois que estão a ser servidos nas Jornadas Gastronómicas do Boi Velho de Trás-os-Montes, um dos pontos altos do calendário gastronómico do Porto, no VINUM Restaurante & Wine Bar, situado nas caves da Graham’s, em Vila Nova de Gaia. Esta comezaina decorre até dia 9 de Dezembro (ou pelo menos enquanto não acabar a carne) e só vos digo que é um dos eventos mais suculentos e apetitosos a que tenho ido nos últimos anos. Tal como as outras, esta iniciativa que já vai na sexta edição, é da responsabilidade da Sagardi, grupo basco com mais de 25 anos de experiência que explora o restaurante VINUM.

No evento estava Imanol Jaca, um dos maiores especialistas em carnes bovinas do mundo, e Iñaki López de Viñaspre, presidente del Grupo Sagardi, que mais uma vez andaram à procura dos bois em várias aldeias do Norte de Portugal e da Galiza. Animais raros, em termos de peso e idade. A alimentação, à base de pasto e legumes, e os cuidados que receberam desde o dia em que nasceram, são factores essenciais para serem escolhidos. Imanol e Iñaki Acabaram por encontrar em Trás os Montes estes belos exemplares, que não vos digo nem vos conto!

Após uma maturação curta, de cerca de vinte dias, as carnes são tratadas com rigor, desde o corte à confeção, sem nenhum tipo de tratamento adicional. Aqui o objetivo é preservar o sabor limpo das carnes, que, por mérito próprio, assumem um papel principal no evento. À semelhança da edição passada, estarão disponíveis dois menus durante o evento: um com o disputado “txuleton” de boi velho, marcado por quantidades muito limitadas, ou o alternativo “txuleton” de vaca velha, um clássico de todo o ano no VINUM. Ambos serão acompanhados por produtos da época e harmonizados pelos vinhos da Symington Family Estate.

 

Nov, 20, 2018

0

SHARE THIS