Novidades nos Vinhos Verdes

 

Vocês não imaginam o que me dói ter sabido de alguns projectos na região dos Vinhos Verdes e não os poder contar. Na verdade, dois projectos. E não vos posso contar simplesmente porque … ainda não é a hora! Nem posso destapar um bocadinho do véu… nada!! Se já estão irritados, antes que me dêem com uma garrafa na cabeça, vou compensar-vos com algo que não sabia mas soube e sei que posso dizer! E que me alegrou bastante....

O José Domingues, enólogo que já passou por conhecidas adegas de produtores como a PROVAM ou o Soalheiro, está desde final de 2017 à frente dos vinhos do Solar de Serrade, próximo de Monção e Melgaço.

Esta propriedade pertence hoje a Adriano Afonso. O seu pai adquiriu-a em 1981 e, dois anos mais tarde, replantou as vinhas. Até 1997, as uvas foram entregues à cooperativa, mas nesse mesmo ano a família decidiu começar a engarrafar com marca própria. Em 1998 foi lançada a primeira colheita e também foi o início de uma grande aventura, hoje vivida por Adriano Afonso e pela sua mulher, Sofia Gonçalves.

Os vinhos já são bastante razoáveis, mas com a entrada do José Domingues acredito que se tornem ainda mais apetecíveis. Para quem não o conhece, o José faz parte daquele grupo de enólogos apaixonados por pequenos projectos, vinhos com carácter que marcam a diferença. A maior parte dos produtores para quem trabalha, em Portugal e em Espanha, produzem em quantidades muito limitadas. O José elabora marcas que quase ninguém conhece, o que é pena, porque o que sai das suas mãos é muito bem feito.

Se entretanto passarem por aquelas bandas, não deixem de provar o Solar de Serrade Alvarinho – Trajadura (A Trajadura é uma casta menos ácida e em blend com a Alvarinho acalma a força aromática e de boca da Alvarinho, tornando este vinho engraçado e elegante), o monocasta de Alvarinho, que também é muito bom (envolvente mas subtil, sem ser agressivo) e ainda o Alvarinho Reserva (fermentado com película).

Na foto, o José à esquerda e os produtores à direita

 

Jul, 19, 2018

0

SHARE THIS